Creme de leite pode ser congelado?

DSC04311
Sempre ouvi falar que não pode congelar creme de leite. Ninguém sabe dizer o por quê, mas o tal do creme de leite não pode ir ao freezer.
Fiz um dia um risoto de aspargos com peito de peru delicioso para receber visitas queridas e sobrou uma quantia que meu marido e eu não daríamos conta até o dia seguinte. Eu não gosto de jogar comida fora ou desperdiçar e sempre tento achar uma solução. Acho muita judiação enquanto tanta gente nesse mundo ainda passa fome! Então resolvi pesquisar melhor sobre o assunto congelamento de creme de leite.

Procurei, procurei, procurei saber e o máximo que encontrei foi que o creme de leite congelado pode ficar com uma cor escurecida ao ser descongelado.

Assim, tentei a sorte e congelei meu querido risoto em duas porções. Cada uma delas suficiente para um almocinho para 2 pessoas.
Menos de 1 mês depois descongelei uma porção do risotinho e voilà, perfeito!!!
Almoçamos, estava delicioso, passamos super bem, obrigada e tem mais um potinho para uma próxima! 🙂
O risoto ficou um pouquinho mais molinho do que no dia que preparei o prato, mas isso é normal. Tudo dá uma leve amolecida ao ser descongelado.
Por fim, essa história de não poder congelar creme de leite pra mim ficou como um mito. Farei outras tentativas e deixo aqui o meu depoimento sobre creme de leite: congelar ou não? Eis a questão!
Até mais!!
Anúncios

7 comentários em “Creme de leite pode ser congelado?

  1. Olá, eu estava com receio de descongelar meia caixinha que guardei no freezer. Antes de jogar na receita, pesquisei na internet, mas não tinha nada falando sobre usar o produto congelado direto pra panela, se talha, se azeda, se estraga…. resolví arriscar e… ficou perfeito!! eu guardei bem vedado e livre de ar. Usei em um olho branco pro macarrão que descongelei direto na panela no fogo. Como moro sozinha, esses “meia lata” sempre sobram por aqui. Fiquei feliz.

    Curtir

    1. Olá Andrezza, obrigada por compartilhar sua experiência! Fico feliz que tenha dado certo! Talvez no passado congelar creme de leite não era uma boa ideia, mas hoje em dia não altera em nada o sabor, textura etc!
      Um abraço e volte sempre!

      Curtir

  2. Muito bom saber! Outro dia fiz uma quantia grande de strogonoff pois minha intenção era congelar um pouco para minha filhota que estuda e mora em outra cidade e de vez em quando ganha uns mimos congelados da mamma. Fiz sem o creme de leite e mandei uma caixinha do produto para ela acrescentar na hora. Da proxima vez vou tentar congelar com o creme de leite e ver se dá certo. Beijo!

    Curtir

  3. Oi Andressa, Também sofro desse problema. Parece que. quando a gente congela o creme de leite para usar depois em alguma receita ao fogo, dá para usar sem problema, pois batendo ou mexendo o creme se mistura novamente. Mas, ao usar numa receita que vai congelar e não mais poderemos mexer, aí sim é que complica, pois a água contida no creme de leite ao congelar se separa do creme, se cristaliza e fica horrível quando descongela.

    Curtir

  4. OI….bom dia….é realmente ele talha no descongelamento,ja comprovei isso quando congelei um molho rosé,mas nem tudoi está perdido,a dica é usar aquele tal creme de leite leve de caixinha na hora de finalizar o strogonofe,ele é menos saboroso,mas na hora de descongelamento eu coloquei mais um lata do creme de leite de lata,ai fica mais cremosos ….beijossssssssssss

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s