Açúcar: saiba consumir sem prejudicar sua saúde

açúcar

Todo mundo está cansado de saber que refrigerantes, bolachas e outros alimentos industrializados contém uma grande quantidade de açúcar, certo?! Será que realmente temos noção da quantidade de açúcar que existe em cada um desses produtos?

Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração), o máximo de açúcar que um homem pode ingerir por dia mantendo os níveis saudáveis desse componente no organismo é 37 gramas (duas colheres de sopa e meia), já as mulheres devem consumir apenas 25 gramas (uma colher e meia).

É importante ficar atento principalmente em relação aos alimentos industrializados. Os mais ricos em açúcar são balas, pirulitos, chocolates, sorvetes, refrigerantes e bolachas recheadas. O excesso faz mal para a saúde e pode gerar vários problemas como a obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras.

Às vezes pode parecer chato ficar olhando os rótulos dos produtos que compramos e isso também pode aumentar o tempo que gastamos para fazer compras, porém, vale à pena verificar os ingredientes contidos no produto e também a tabela nutricional, para verificar quão saudável, ou não, o produto que estamos levando é.

É verdade que não dá para viver numa bolha e sem exageros, dá para consumir alimentos industrializados sem prejudicar a saúde. Precisamos só ficar atentos! O meu objetivo com essas informações aqui não é fazer ninguém tirar o açúcar da alimentação, mas sim fazer um alerta se faz bem para a nossa saúde a quantidade e o que estamos consumindo.

Você sabia que a ordem dos ingredientes descrita nas embalagens dos alimentos é diretamente proporcional à quantidade de cada ingrediente no produto final?! Explico: por exemplo, se o primeiro ingrediente descrito é o açúcar, isso significa que o ingrediente utilizado em maior quantidade para fabricar aquele produto é o açúcar. E assim por diante.

É bom saber também de algumas variações de açúcar colocadas nas embalagens: sacarose, glicose, glucose, caramelo, melaço, xarope de glicose, xarope de milho, açúcar invertido e açúcar de confeiteiro. Portanto, um alimento que não tenha açúcar em si descrito nos ingredientes, mas tenha qualquer um dos ingredientes citados, é tão açúcar quanto, ok?!
Vamos ficar atentos, mas não paranoicos. A ideia é ser saudável sem ficar se descabelando 🙂
Ótimo final de semana!!
Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s