Meu primeiro ovo de páscoa trufado!

ovo de páscoa trufado Olá Pessoal!! Tudo bem??

Quem acompanha o Insta do Touca viu que saiu um ovo de páscoa trufado por aqui. Esse ano decidi fazer o nosso ovo de páscoa aqui em casa. Nós íamos comprar um pra gente, mas daí decidi tentar fazer! 🙂 Minha mãe me deu a forma de ovo de páscoa que ela tinha (valeu, mãe! ;), o maridinho escolheu o recheio e lá fui eu tentar fazer essa iguaria 🙂

Fiquei tão feliz quando vi a primeira metade do ovo saindo da forma bonitinho, lisinho, recheado e AMEI mais ainda a tentativa quando comi o primeiro pedaço! =D Os doces sempre me fazem apaixonar ainda mais pela culinária!!

Temperar chocolate não é nenhum bicho de sete cabeças, mas tem lá os seus cuidados. Distribuir o chocolate uniformemente pela forma é um desafio e deixar a trufa branca na geladeira de um dia para o outro sem cutucar foi bem difícil… rsrsrs. Mas a experiência geral foi MUITO positiva! =D Fiquei com vontade de fazer ovo de páscoa todos os dias! hehehehe.

Fiz duas camadas de chocolate, o recheio de trufa branca e mais uma camada de chocolate para fechar. Fiz também os bombonzinhos para colocar dentro. Já que ia fazer, tinha que ser completinho, né?!

Filmei tudo pra vocês acompanharem o passo a passo dessa aventura na minha cozinha 🙂 hehehe. É verdade que eu não tenho lá aqueeela prática, mas faço tudo com carinho! As medidas que utilizei para fazer o ovo estão abaixo. Esse ovo deu aproximadamente 800g (ovo + bombonzinhos).

Assista comigo:

Ingredientes:

Trufa branca

  • 300g chocolate branco
  • 5 colheres de sopa de creme de leite

Ovo (parte de chocolate + bombonzinhos)

  • 500g de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Trufa branca

  1. É preciso deixar a trufa na geladeira por 12 horas. Então prepare a trufa de forma que você tenha esse tempo até rechear o ovo.
  2. Derreta 300g de chocolate branco. Eu derreti no microondas – quebrei a barra nos quadradinhos demarcados e rodei o microondas 4 vezes de 20 segundos na potência alta. A cada 20 segundos, retire o refratário de vidro do microondas e mexa. Repita o procedimento até que todo o chocolate tenha derretido.
  3. Quando o chocolate estiver uniformemente derretido, acrescente as 5 colheres de sopa de creme de leite. Nessa hora a mistura vai “engrumar” um pouco. Meio que o chocolate endurece e parece que perdeu o ponto, mas continue mexendo sem parar e com fé que ele amolece novamente e fica homogêneo.
  4. Coloque a trufa num refratário, cubra com papel filme de forma que o papel filme encoste na trufa e leve à geladeira por 12 horas.

Como temperar o chocolate para montar o ovo

  1. Divida o chocolate em 3 partes iguais. Corte duas partes em filetes finos e a terceira parte corte o mais miúdo que puder. Separe a terceira parte num recipiente.
  2. Aqueça uma panela com água até 48ºC. Como eu não tenho termômetro, ia colocando o dedo na água até perceber que estava quente no limite de suportar colocar o dedo sem queimar. A temperatura ideal é quando você consegue colocar o dedo e não queimar. Se tiver um termômetro de cozinha, melhor. Assim que a água atingir a temperatura, desligue o fogo.
  3. Coloque o seu refratário com as duas partes de chocolate em banho maria. Todo cuidado é pouco nessa hora. Não pode pingar nadinha de água no seu chocolate, pois depois não dá mais para recuperar o ponto. Então muito (muito!) cuidado ao colocar o refratário em banho maria.
  4. Mexa o chocolate até que ele derreta e fique homogêneo. Demora alguns minutinhos e ele começa a derreter lá no fundinho do refratário.
  5. Com cuidado, retire o refratário com o chocolate derretido do banho maria e acrescente a terceira parte do chocolate. Essa última parte vai fazer com que o seu ovo de páscoa não derreta quando você tirar da geladeira.
  6. Mexa bem até que o chocolate que estava em temperatura ambiente incorpore e fique todo derretido.
  7. Coloque o chocolate na forma limpa e seca e espalhe com uma colher. Não precisa colocar muito.
  8. Forre um prato com papel manteiga e coloque a forma de boca para baixo no prato.
  9. Leve à geladeira por 15 minutos.
  10. Tire a trufa branca da geladeira para que amoleça um pouco até a hora de você rechear o ovo.
  11. Após os 15 minutos, repita o processo de colocar o chocolate na forma e espalhar – essa será a segunda camada de chocolate.
  12. Vire de novo sobre o papel manteiga e leve à geladeira por mais 15 minutos.
  13. Após a segunda camada e depois de ter ficado 15 minutos na geladeira, espalhe o recheio e cubra com a última camada de chocolate.
  14. Leve à geladeira novamente e deixe por pelo menos 6 horas antes de tirar de vez da geladeira para consumir.
  15. Repita todos os passos para fazer a outra metade do ovo de páscoa.
  16. Para fazer os bombonzinhos, utilize o mesmo procedimento para derreter o chocolate – na primeira parte do ovo derreti um pouco mais de chocolate e aproveitei para os bombonzinhos.
  17. Coloque na forminha de bombonzinho e leve à geladeira.

Notas:

  • Como tenho apenas uma forma (uma metade de ovo), precisei preparar o nosso ovo em duas etapas. Repeti exatamente o mesmo processo nas duas. Para cada metade, derreti 200g de chocolate – deve sobrar um pouquinho.
  • Se o chocolate endurecer entre os passos, derreta-o em banho maria seguindo o mesmo procedimento do banho maria do começo da receita e utilize o chocolate normalmente.
  • A quantidade de trufa da receita é para rechear as duas partes do ovo. Divida em duas partes para rechear e seja feliz 🙂

Espero muito que tenham gostado da receitinha e do vídeo!!

Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários que eu respondo com carinho. Parece complicado de fazer olhando tantos passos da receita, mas garanto que não é! Tem que seguir os passos certinho, mas não é difícil! Essa foi a minha primeira tentativa, eu nunca tinha temperado chocolate na vida e deu super certo!! 😉 Foi muito gostoso ver o resultado final! =D

Minha mãe também se animou e fez um ovo de páscoa de colher! Ainda essa semana vou colocar aqui! 🙂 Eu não disse que nessa páscoa tivemos muitas colaborações carinhosas aqui para o Touca?!

Ovo de páscoa

Um beijo e até logo!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s