Como fazer arroz integral?

Arroz integralOs alimentos integrais passam por menos processos químicos durante a fabricação e fornecem mais nutrientes ao nosso organismo. Podemos fazer pequenas substituições no dia a dia sem perder no sabor dos alimentos e ainda ficar de bem com a saúde.

Em casa eu compro sempre o arroz integral. Mas até chegar no ponto exato desse arroz em termos de tempero e de consistência, foram umas boas tentativas. rsrsrs. Maridinho que o diga, nesse meio tempo nós comemos arroz com menos tempero, mais durinho ou mole demais. Mas foi bom não desistir! Agora encontramos o ponto perfeito do arroz integral e sempre fica delícia!

Como descoberta boa é descoberta compartilhada, fiz um videozinho para compartilhar o modo de fazer e também vou colocar as quantidades exatas que utilizo abaixo. Assim você pode substituir o arrozinho branco pelo integral sem perder o sabor gostoso de um bom arroz 🙂

Comece substituindo duas vezes por semana e vá aumentando. Quando perceber já está comendo diariamente o arroz integral. É muito possível!

Bom, vamos então ao vídeo:

No vídeo eu fiz 2 xícaras de arroz. Como o arroz integral não é tão rápido de fazer quanto o branco, cheguei à conclusão que valia à pena fazer 2 xícaras por vez. Assim eu congelo em porções e temos arroz integral à mão por mais tempo. Para fazer 2 xícaras, é só dobrar as quantidades abaixo – só o alho que eu utilizo 6 dentes para 2 xícaras ao invés de 8, que seria dobrar a receita.

Ingredientes:

  • 1 xíc de arroz integral
  • 3 1/2 xíc de água
  • 4 dentes de alho picados em cubinhos bem pequenos
  • 1/2 cebola picada em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • sal a gosto (ou outro tempero de sua preferência)

Modo de preparo:

  1. Aqueça o óleo e doure a cebola e o alho.
  2. Coloque o arroz integral na panela e mexa bem. Deixe que ele frite um pouco.
  3. Acrescente o tempero de sua preferência (no vídeo eu coloquei 2 colheres de chá daqueles temperinhos verdes comprados prontos – a medida que utilizo é 1 colher rasa de sal para cada xícara de arroz)
  4. Coloque a água – não precisa ser fervente – e aguarde até ferver.
  5. Quando a água ferver, abaixe o fogo e deixe a panela semi-tampada.
  6. Assim que a água secar, desligue o fogo, tampe a panela e reserve por 5 minutos.

Prontinho! Está pronto para servir!

Várias pessoas já me falaram que não fazem arroz integral, porque ele fica duro. Realmente, seguindo a recomendação de como fazer do próprio fabricante do arroz, ele fica duro. A medida exata de água para ficar na consistência ideal é 3 xícaras e meia de água para 1 xícara de arroz. Experimente e me conte! Vou ficar feliz de saber que o seu arroz integral também está dando certo! 🙂

Arroz integral

Espero muito que tenham gostado e até a próxima!

Anúncios

Um comentário em “Como fazer arroz integral?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s