Vai um cafézinho aí?

Café com chocolate

É difícil dizer não a essa pergunta. Quentinho, forte, fraco, com ou sem açúcar, o café é uma das bebidas mais consumidas durante todo o dia. Mas, será que estamos bebendo da maneira correta?

O café pode melhorar ou prejudicar a nossa saúde dependendo do modo e da quantidade que ingerimos.

Beber 4 cafezinhos por dia (200 ml no total) é bom para a saúde, ajuda no combate aos radicais livres, melhora a atenção e a memória a curto prazo. É recomendável tomar café na parte da manhã, depois de comer uma fruta e à tarde.

Saborear uma pequena quantidade de café (50ml) após o almoço auxilia a digestão, pois estimula a produção de ácido clorídrico pelo estômago. Porém, temos que ficar atentos! Se tomarmos muito café neste momento atrapalhamos a absorção de cálcio e outros                       nutrientes feita pelo nosso corpo.

Consumir um cafezinho antes de uma reunião importante ajuda a ter concentração, já que o café atua como estimulante quando estamos com cansaço intelectual.

 Consumir mais de 200ml de café por dia compromete a memória a longo prazo, pode  elevar a pressão sanguínea e prejudicar a absorção de cálcio, aumentando a chance de      osteoporose.

 Tomar café pela manhã, em jejum, não é correto. Nesta hora a nossa capacidade de  absorção de nutrientes está maior, por isso o indicado é comer uma fruta, para nutrir        melhor o nosso organismo. Após a fruta, uma ou duas fatias de pão integral, laticínios                      magros e café completam uma refeição balanceada – ideal para o período da manhã.

 Ingerir café no período da noite causa insônia. Por ser um estimulante, ele atrapalha a  qualidade do nosso sono.

 

Como tudo o que é consumido em excesso faz mal, a ação estimulante do café pode elevar a pressão sanguínea se a bebida for consumida em excesso. O efeito ergogênico do café o torna indicado antes da prática de exercícios, melhorando o desempenho físico.

Crianças em idade escolar (a partir de 6 anos) podem beneficiar-se do consumo de café, pois ele ajuda a manter a concentração e estimula a memória, assim o tradicional café com leite é uma boa opção para crianças. Pelos mesmos motivos a bebida se torna adequada também para as pessoas idosas, principalmente o café com leite – que contém o cálcio.
Anúncios

2 comentários em “Vai um cafézinho aí?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s