Parabéns Joanópolis!

Hoje a jovem e acolhedora cidade completa 137 anos!

Tivemos a felicidade de passar o último final de semana lá e descobrimos sobre o aniversário da cidade. As comemorações começaram no último sábado e vão até o próximo domingo. O aniversário é hoje, mas as comemorações são preparadas para a semana toda 🙂 Sabe aquelas festas de cidade pequena que o pessoal monta barraquinhas em volta da praça, faz shows e fica toda aquela animação?! Então, eu amo essas coisas e lá tá assim essa semana!! =D Foi uma agradável surpresa chegar na cidade um dia antes da abertura da festa.

Saímos direto do trabalho na sexta e seguimos em direção a Joanópolis. Após 2 horas de viagem e uma estradinha de terra, chegamos à charmosa pousadinha que escolhemos para passar o final de semana e comemorar nossos 5 anos juntos 😉

Estava muito frio quando chegamos! Uma garoa fininha e gelada dava a impressão que estava -10ºC lá fora. rsrsrs. Só uma lareira charmosa e acesa para aquecer com aquele friozão… Eu gosto bastante dessas coisas de estilo mais antigo, rústicas e meio de fazenda. O barulhinho do fogo queimando a lenha na lareira é único!

A principal atração de Joanópolis com certeza é a Cachoeira dos Pretos. Imperdível! O lugar é muito lindo e rende fotos incríveis! São 150 metros de queda d’água. Acho que foi a maior cachoeira que eu já vi ao vivo. Pegamos um passeio de jipe e fomos até quase o topo, onde se tem uma vista linda da Serra da Mantiqueira e de algumas quedas da cachoeira que só se vê lá de cima. Só dá para chegar lá com carro 4×4, porque a estradinha é brava mesmo. Mas, se você for até lá e não quiser se aventurar no jipe, o passeio no pé da cachoeira já vale super à pena! Eles fizeram tipo um parque ao redor e tem lojinhas, restaurantes e a parte natural da cachoeira mesmo. É muito, muito legal e bonito!

No caminho da cachoeira tem o Empório Cachoeira, que é uma atração à parte. Nada mais é do que uma loja de comidas e artesanato, mas o dono é um comerciante nato e faz com que a gente realmente tenha uma experiência diferente desde a entrada. As funcionárias vão dando queijos, licores etc etc etc para experimentar e o ambiente é muito legal. No fim das contas as “experimentinhas” são um investimento, porque a gente vai gostando das coisas e vai colocando tudo na cesta para levar. hahaha. Eles dão um milhão de experimentinhas à vontade, sem economias. E a turma curte mesmo. Quem me conhece sabe que eu sou mega fã de experimentinhas!! 🙂 Até dois copinhos de pedra sabão nós trouxemos para tomar um licorzinho de chocolate branco – outra receitinha em vista. Obaaa!

Fomos visitar um alambique depois, que não estava produzindo, pois os funcionários estavam organizando as coisas lá na festa. Vários estabelecimentos estavam fechados, porque estava todo mundo dedicado à festa da cidade. É interessante ver como todo mundo sabe que fecham as coisas e onde encontrar as pessoas sem muita comunicação. Simplesmente sabem, porque a cidade pára para a festança!

Passeamos pela festa no finalzinho da tarde, claroooo!! Porque na nossa primeira parada no centro da cidade eles ainda estavam organizando as coisas. E à noite teve uma mini festa junina na pousadinha para os hóspedes com direito a almofadas para sentar em volta da fogueira, pipoca, quentão, vinho quente, batata doce, pinhão e paçoca. Achei uma ideia bem original para essa época do ano, que não deve ter custado quase nada para os donos da pousada e agradou a todos 🙂

Para fechar a noite um fondue com vinho + lareira + dormir com barulhinho de fogo queimando a lenha na lareira S2

1

2

3

4
Dizem que Joanópolis é a terra do lobisomem – eu não vi nenhum por lá! hahaha Graças a Deus!
5
Cachoeira dos Pretos
6
Obrigada Senhor por um dia tão lindo!

7

Joanópolis fica bem na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A cidade de Minas que faz fronteira é Extrema-MG e com um dia inteirinho pela frente ainda para aproveitar o findi, resolvemos ir até lá antes de voltar pra casa.

Uma paixão por paisagens deslumbrantes e natureza nos levou até o alto da montanha mais alta de Extrema, foi uma mega aventura com o nosso carro que não é 4×4 e valeu à pena por todo o visual e pelo desafio!! Deve ser uma delícia fazer um voo livre naquela região!

SAM_2108
Rampa na Serra do Lopo (rampa de voo livre)
SAM_2116
Parque Cachoeira do Jaguari

Outras receitinhas que aprendi foram: “Doce de chuchu” e “Doce de berinjela“. Alguém consegue imaginar?! hehehehe. Quando a moça do restaurante falou eu fiquei super curiosa para experimentar. Não imaginava que poderia ser bom um doce de chuchu (?!?!) hahahaha. No fim engoli a minha dúvida e fiquei especulando até conseguir a receita! Vou testar e volto para contar, combinado?!

E felizes voltamos ao nosso lar doce lar =D

Joanópolis é uma cidadezinha que vale muito o passeio! Nós amamos! De quebra ainda conhecemos um pouquinho do que Extrema tem a oferecer. Muitas vezes tem lugares encantadores embaixo do nosso nariz e ali, disponíveis. Basta explorarmos!

Por mais finais de semana de passeios assim 🙂

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s