Talharim à Carbonara

CarbonaraOi Gente!! Tudo bem??

Hoje é feriado aqui na minha cidade! Parece que só tem feriado aqui, né?! rsrsrs. Agora com o blog que estou percebendo o quão frequente está a fala “hoje é feriado aqui” rsrs.

Hoje é aniversário de São José dos Campos: 248 anos! Por isso o feriado municipal 🙂 Aqui é a cidade mais populosa do Vale do Paraíba, alcançando quase 700 mil habitantes! Na década de 1930 o município era reconhecido como estância climática para o tratamento de tuberculose pulmonar devido ao clima favorável para o tratamento dessa doença. Ao final do anos 40 começaram a chegar as indústrias na cidade, reduzindo assim a procura de tratamento médico e começando a vinda de pessoas em busca de empregos.

Meus pais mesmo vieram pra cá na década de 80 por causa das oportunidades de trabalho e por aqui ficamos 🙂 Pertinho da praia, de cidades de montanha, de Aparecida, do aeroporto de Guarulhos e de São Paulo. Não é porque eu moro aqui, mas eu realmente acho que a cidade fica num lugar estratégico 😉

Agora vamos para a receitinha de hoje para começar a semana inspirada! Já experimentaram algum tipo de massa à Carbonara?! A primeira vez que experimentei foi em Roma, quando fui com a minha família em 2012. Quando voltamos, fiquei testando várias receitas até encontrar a que a gente achou que era a mais semelhante à massa que havíamos comido (e repetido) por lá 🙂

A receita tradicional pede espaguete, mas com talharim fica nota 1000 também!

Ingredientes:

  • 400g de talharim
  • 5 gemas
  • Salsinha fresca picadinha a gosto
  • 6 colheres de sopa de queijo parmesão fresco ralado na hora
  • 150 g de bacon picado em cubinhos
  • 1/2 linguiça calabresa picada em cubinhos
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 8 colheres de sopa de vinho branco
  • 100 g de ervilha (de preferência aquela que vem congelada; ferva antes de utilizar)

Modo de fazer:

  1. Coloque a água com sal para ferver e cozinhe o talharim. Dica: para não grudar um talharim no outro, coloque um pouco de vinagre na panela após colocar o macarrão na água fervendo.
  2. Enquanto o macarrão cozinha, coloque o bacon e a calabresa em cubinhos numa panela antiaderente e aproveite a própria gordura deles para fritá-los. Quando estiver quase pronto, adicione a manteiga.
  3. Quando a manteiga derreter e o bacon + calabresa estiverem bem douradinhos, adicione o vinho com cuidado e deixe reduzir.
  4. No refratário em que a massa será servida, misture as gemas, a salsinha e o queijo ralado. Reserve.
  5. Coloque aos poucos o talharim e o bacon + calabresa no refratário de servir e vá misturando ao molho aos poucos. Dica: para misturar tudo nessa parte, fica mais fácil utilizar dois garfos.
  6. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturadinhos salpique um queijo ralado por cima e voilá, bom apetite!

Carbonara

 Espero muito que gostem!

Um beijo e um queijo!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s