Buenos Aires

Dulce de lecheOlá Pessoal!! Tudo bem??

Para encerrar o feriado com chave de ouro: um post com dicas de viagem! Oba! 😀

Buenos Aires (BsAs para os íntimos.. rsrsrs) foi o primeiro destino da nossa lua de mel! É uma cidade linda, romântica, com muita coisa para fazer e muitos restaurantes deliciosos! Eu amei demais a cidade e o passeio gastronômico surpreendeu bastante =D Achamos bem em conta a alimentação na Argentina comparando com o Brasil.

Buenos Aires é a cidade que tem a arquitetura mais européia que eu já visitei aqui na América do Sul. Foi uma excelente opção para nossa tão sonhada “luna di miel” 🙂

Andamos bastante à pé, fizemos alguns tours comprados e também pegamos aquele ônibus hop on hop off. O metro e ônibus urbanos lá são bem confusos e acabamos não investindo tempo em aprender a usar. Talvez numa próxima ocasião sejam as nossas principais opções para meios de transporte.

Para referência, fomos em setembro/2014. Ficamos 5 dias inteiros na cidade e nos hospedamos no bairro Recoleta. Gostamos bastante da localização, foi bem prático para chegar aos lugares turísticos e tinha tudo perto, restaurantes, mercadinho, shopping etc.

A Plaza San Martin foi o primeiro ponto turístico que passamos. É uma praça bonita para caminhadas. Como estava no nosso caminho para vários pontos, acabamos passando por ela vários dias da nossa viagem.

A Calle Florida (lê-se “florida”, como um jardim florido, e não “Flórida” como eu achava e já vi outras pessoas achando também 😉 ) é basicamente o “calçadão” de Buenos Aires. É bom tomar bastante cuidado com os pega turistas que tem aos montes por lá e não dão sossego para um passeio tranquilo. Ficam oferecendo câmbio, tours, jantares, shows etc etc e isso incomoda um pouco quando a cada passo panfletos são esticados na sua cara vindos de todo e qualquer lado. Não é muito agradável essa parte, mas na primeira ida à Buenos Aires, vale o passeio para conhecer a tão famossa “Calle“. O mais legal foram as gotas de doce de leite cobertas com chocolate que descobrimos lá. Ficamos completamente enlouquecidos com essa delícia e acabamos comprando uma caixa para comer durante a viagem e outras para trazer. 😀

conitos1

Aproveite para visitar a tão famosa “Galerias Pacífico” quando for à Calle Florida. É um shopping com uma arquitetura muito bonita!

Compramos com antecedência entradas para uma peça musical no Teatro Colón. Foi uma apresentação encantadora de ballet junto com a orquestra sinfônica de BsAs. Nota 1000! Pelo que sei, é muito difícil conseguir entradas de última hora nesse teatro em qualquer época do ano, então se conseguir entrar no site para ver a programação e comprar o bilhete com antecedência, dá para ter uma excelente experiência no maior teatro da Argentina! Foi muito, muito legal! Caso não dê para assistir alguma peça, vale um tour guiado pelo teatro. É muito bonito!

As pessoas ainda estavam chegando, por isso parece tão vazio, mas lotou no dia!
As pessoas ainda estavam chegando, por isso parece tão vazio, mas lotou no dia!

Show de Tango também faz parte da programação noturna de Buenos. Não é muito o nosso estilo de programa em si, mas na lua de mel casou perfeitamente e foi muito legal ter ido! Recomendo! Principalmente na primeira ida à cidade! O Tango é muito a cara de Buenos, então se organize e vá numa apresentação. Tomamos um vinho branco delicioso e assistimos ao show na casa mais famosa da cidade. Tem show para todos os gostos e bolsos, dos mais tradicionais aos mais modernos. No Café Tortoni não paga nada para assistir a uma apresentação. Nós compramos um pacote que uma van passava no hotel para buscar e levar depois de volta. Foi bem prático.

tango

Fomos até o bairro La Boca com o ônibus hop on hop off para conhecer o El Caminito e o estádio La Bombonera. No Caminito nós nos sentimos bem inseguros, então tratamos de descer de um ônibus e pular pra dentro do próximo correndo (passava a cada 20 minutos). É um passeio bem recomendado, não sei se foi o horário que fomos (era no meio da tarde) ou se era dia de semana e fora de temporada que fez o lugar parecer meio perigoso. Enfim, só sei que não nos sentimos seguros e não passeamos por lá.

Já o passeio pelo La Bombonera foi tranquilo. O estádio tem esse nome, porque realmente parece uma caixa de bombons, de tão pequeno!! Quando eu entrei achei que nem era oficial, porque pareceu muito minúsculo. Mas é a impressão que dá pela arquibancada ficar tão perto do campo e ser bem alta. Vale muito à pena o passeio guiado pelo estádio! Eu que não sou lá tão ligada em futebol gostei bastante. Esse clube é do time Boca Juniors, que tem a maior torcida da Argentina.

La bombonera

A Casa Rosada fica na Plaza de Mayo e é onde fica a presidência argentina e o governo. Reparem na foto abaixo como a construção da Casa é assimétrica, pois é a junção de dois prédios construídos em diferentes épocas! Todas as vezes que passamos pela Plaza de Mayo tinham manifestações do povo argentino acontecendo, então não chegamos muito perto. É possível fazer uma visita guiada na Casa Rosada. No período que ficamos na cidade a visitação não estava aberta ao público, mas dependendo da época que você for para Buenos, vale ver se o passeio guiado está disponível. Sempre que possível eu tento agendar esses passeios, porque é uma forma muito interessante de conhecer um pouquinho da história e da política de um país. Na praça também ficam a Catedral Metropolitana de Buenos Aires e o prédio do Banco Nación, que tem uma arquitetura muito bonita!

Casa Rosada Buenos Aires

O Café Tortoni fica próximo à Casa Rosada, na Avenida de Mayo. É um café tradicional em Buenos Aires, inaugurado em 1858 com um ambiente muito acolhedor e típico argentino. Foi bem gostosa nossa parada por lá para um almoço. É nesse mesmo lugar que tem os shows de tango gratuitos.

Café Tortoni

Puerto Madero é um bairro em Buenos onde tem o porto. O Rio da Prata divide o bairro ao meio e faz um lindo cenário para um passeio a qualquer hora do dia. Preferencialmente perto de uma das refeições: almoço ou jantar, porque lá tem um restaurante melhor que o outro. Nós voltamos lá pelo menos umas duas ou três vezes para almoçar ou jantar. Se forem na hora do almoço, olhem sempre a lousinha que fica em frente aos restaurantes, normalmente o menu executivo do dia é mostrado lá. Caso não ofereçam o menu executivo já como opção, perguntem, às vezes não fica escrito em nenhum lugar, mas tem a opção e o preço é sempre mais amigo para uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa.

Dique_4_Puerto_Madero

A avenida mais larga do mundo fica na Argentina e tem o nome de “Avenida 9 de Julio“, em homenagem à declaração da independência do país. É muito bonita, tem uma arquitetura européia e é onde tem o obelisco também. Na verdade é tipo um monumento que não tem muita coisa, mas o conjunto Avenida + Obelisco é clássico em Buenos. Próximo ao obelisco ficam lojas, restaurantes e comércios interessantes da cidade.

Foto tirada da internet, porque eu queria uma panorâmica
Foto tirada da internet, porque eu queria uma panorâmica

Floralis Generica é uma flor enorme de metal que se abre durante o dia e vai se fechando conforme a noite vai chegando. Fica situada numa praça chamada Plaza de las Naciones, próxima à Universidad de Buenos Aires. É legal dar uma volta na praça e nos arredores. Fica no bairro Recoleta.

Floralis generica

Para os fãs de futebol de plantão, lá em Buenos tem também o Estadio do River Plate, que é a segunda maior torcida dos argentinos. O estádio chama-se Monumental de Nuñez e é o maior estádio da Argentina. Nós só passamos na frente e não chegamos a entrar nesse, porque já tínhamos ido ao estádio do Boca e precisávamos passear em mais alguns lugares. Mas também deve ser bacana o passeio e está anotado para a próxima visita!

DSC02942a

No último dia eu estava encucada que precisava ir até o banquinho onde fica a Mafalda. Chegamos lá tinham 2 amiguinhos novos para compor o cenário: a Susanita e o Manolito. Ela ganhou os dois amiguinhos, porque em 2014 fez 50 anos! O banquinho fica na esquina entre a Calle Chile e a Calle Defensa. Muito bonitinho para ver, tirar fotos e passear nas lojinhas dos arredores.

DSC02968a

O Cemitério da Recoleta é um pouco sombrio e pra mim um passeio totalmente dispensável. Eva Perón (carinhosamente chamada de Evita) foi uma pessoa super carismática e importante na Argentina e realmente tem o túmulo dela lá. Mas ver túmulos “bonitos” não me pareceu uma coisa nada agradável de se fazer. Eu espero não ir de novo nesse lugar e também não recomendo como um lugar turístico, sinceramente. Com tantas coisas legais para ver e fazer em Buenos Aires, não precisa “passear” num cemitério.

Na frente do cemitério, porém, tem uma praça liiinda e uma delícia de passear chamada Plaza Francia. Foi uma surpresa quando descobrimos, porque ficava muito próxima ao hotel que estávamos, mas só vimos nos últimos dias. Nessa praça tem uma árvore imensa e linda também que chama muito a atenção. É a maior árvore que eu já vi na vida! E o legal é que parece que a cidade a preserva e cuida, reparem nos postes/suportes para os enormes galhos.

DSC02993

Ainda próximo ao cemitério tem a Iglesia Nuestra Señora del Pilar, uma igreja muito bonita com arquitetura barroca argentina. Eu sempre gosto muito de entrar em igrejas dos lugares que eu visito e fico encantada como as igrejas mais antigas são as mais cheias de detalhes e guardam muito da história de uma cidade. Afinal de contas, antigamente os lugares sempre eram construídos em torno de uma igreja e uma praça. Essa igreja começou a ser construída em 1716 e foi inaugurada em 1732.

Uma coisa que aprendi nessa viagem, justamente por causa do cemitério da Recoleta foi que nem tudo o que recomendam é realmente imperdível. O que eu passei a fazer desde então é ler bastante sobre cada ponto turístico recomendado e então decido se vou até o local ou não. Se não for o meu estilo de passeio ou das pessoas que estão comigo, fica fora do roteiro 🙂 Vivendo e aprendendo, né?!

Para encerrar, a culinária argentina nos conquistou completamente, desde os pães de entradinha, o azeite, as carnes incrivelmente boas, vinho em quase todas as refeições, empanadas e muito “dulce de leche” desde o café da manhã. Uma dica importante é: não confunda bife de chorizo com o tal chouriço que conhecemos, que é aquela espécie de linguiça recheada de sangue de porco. O tradicional bife de chorizo na Argentina é bovino e é uma carne molinha, super suculenta e gostosa. Lomo é o corte argentino equivalente ao nosso filé mignon, então imaginem como é bom também. Finalmente Parrillada é a carne assada na brasa, como churrasco pra gente aqui no Brasil, mas as carnes da tradicional Parrillada são meio exóticas, digamos assim:

DSC02741
Parrillada argentina: vem um pouco de tudo, estômago, rim, chouriço etc etc.

DSC02828

DSC02964

DSC02986

DSC02992a

Aproveitem bastante o dulce de leche… hehehehe. Lá tem um sabor especial! 😉

Bom pessoal, de Buenos Aires acho que era isso. Esse foi o post mais longo de todo o blog, mas espero muito que essas informações sejam úteis pra quem está planejando a primeira viagem para terras argentinas, ou a segunda, terceira, quarta… pego sempre muitas informações na internet e aqui ficam os meus registros. É uma forma também de eu guardar essas lembranças de forma organizada, clara e poder ajudar 🙂

Sem dúvidas voltamos uns kilões mais gordinhos dessa super trip! heheheh. Haja vista a comilança e tantas delícias. Mas nada que umas corridinhas e uns exercícios mais puxados na volta não tenham resolvido e o que vale mesmo é que aproveitamos e amamos cada segundinho nessa cidade linda! 😉

DSC03023a

Um beijo, uma ótima semana e até logo!!

 

Anúncios

2 comentários em “Buenos Aires

  1. Estive por lá também e suas dicas foram muito importantes. Vale incluir um café lindo e super aconchegante que conheci lá na Recoleta, na área externa do Recoleta Mall. Chama PANI, e serve sobremesas que encantam os olhos. Lá comi o melhor cheesecake que ja provei na vida. Fica a dica!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s