Filé de tilápia assado com limão e ervas

Filé de tilápia assado com limão e ervasOlá Pessoal!! Tudo bem??

Hoje trouxe uma receitinha beeeem simples e fácil, porque é sempre bom ter uma receitinha prática na manga para um preparo rápido. Além disso gostaria de pontuar algumas coisas no post de hoje 🙂

Estamos chegando ao 100º post aqui no Touca! 😀 Eu me sinto cada dia mais feliz por ter esse espacinho na internet e poder compartilhar ideias, receitas e inspirações!! É muito, muito legal quando você descobre alguma coisa que realmente gosta do fundo do coração e vai conseguindo entrar um pouquinho naquele meio. Se descobrir em algo não é fácil, e quando a gente se descobre, acredito que a gente deva ir atrás e se dedicar!!

Atualmente eu tenho uma profissão diferente desse incrível mundo culinário e suas delícias e a gastronomia é uma espécie de válvula de escape pra mim. Me faz suuuuper bem todos os dias e eu vivo pensando em mil maneiras de retribuir tudo isso ajudando, ensinando e inspirando cada dia mais pessoas!

Quem me conhece mais de perto sabe que eu vivo com os pensamentos a mil por hora. hehehehehe. E essa descoberta de algo que me encanta verdadeiramente me fez melhorar em vários sentidos. Foi um processo beeeem passo a passo (e eu continuo no processo) de muita observação, análise, paciência, leituras e pensamentos borbulhando até que finalmente criei coragem, tomei a decisão, saí da zona de conforto e comecei a me sentir inexplicavelmente melhor e mais feliz: estou fazendo Gastronomia! Aliás, quase terminando o módulo básico 😀

Essa era a super novidade que eu estava ensaiando há meses para contar!!! 🙂 Agora vamos à receitinha e com o tempo eu vou contando mais dessa aventura, tá bom??

Bom, para fazer essa jantinha eu utilizei filés de tilápia congelados e aqueeeeele toque de amor e carinho de sempre.

É muito legal comprar peixe fresquinho, mas nem sempre é possível tê-los à mão. Então o peixinho congelado salva nessas horas.

Ingredientes:

  • 5 filés de tilápia
  • 2 limões
  • 3 dentes de alho picados em cubinhos
  • 1/2 cebola picada em cubinhos
  • Azeite
  • sal e ervas a gosto (usei orégano, manjericão e salsinha)

Modo de preparo:

  1. Despeje um pouco de azeite no fundo de um refratário de vidro e espalhe, de forma que o refratário fique “untado”.
  2. Lave bem os peixes e reserve.
  3. Misture o suco de 1 limão com um fio de azeite, o alho, a cebola, o sal e as ervas.
  4. Passe cada filé pelo molhinho de limão do passo 3 e posicione-os no refratário.
  5. Regue os filés com um pouco de azeite e depois despeje o que sobrar no molhinho por cima.
  6. Corte o outro limão em fatias e posicione por cima dos filés.
  7. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25 minutos. Retire o papel alumínio e leve ao forno por mais 10 minutos para dourar.

Prontinho!

Filé de tilápia assado com limão e ervas

Quando eu fiz esse peixe, já tinha aprendido no curso que deixar uma carne marinando em algum tipo de ácido (neste caso o suco de limão) faz com que a cocção já comece no momento da marinada. Então decidi temperar o peixe e colocar no forno direto para eliminar essa primeira cocção sem calor. O resultado foi um peixinho bem temperado, mas sem acentuar demais o sabor  do limão e a carne macia e úmida 🙂

Espero muito que tenham gostado!

Um beijo e até a próxima!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s