Você sabe utilizar o papel alumínio de forma correta na cozinha??

Qual é o lado que você coloca em contato com o alimento? O brilhante ou o fosco??

O lado brilhante é o que deve ficar em contato ou voltado para o alimento. Ele gruda menos por ser polido e mais liso e além disso, reflete melhor as ondas de temperatura do que o lado opaco, tanto as ondas de calor, quanto as de frio! Não há nenhum problema grave, na verdade, se você utilizar o papel do lado fosco. Mas o cozimento pode demorar mais e o papel pode grudar no seu alimento.

Lá no curso eu vi que essa era uma dúvida geral e cada um fazia de um jeito. Minha mãe sempre disse que era o lado brilhante virado para o alimento e eu seguia essa dica, mas não sabia exatamente o motivo.

Outra dúvida bastante comum é: quando utilizar o papel alumínio para assar alimentos?

Na parte de panificação e confeitaria, incluindo bolos, doces e tortas, não conheço nenhum preparo que utilize papel alumínio no forno, pois nestes casos o alimento irá assar por dentro e por fora de forma igual. Já para lasanha, legumes, massas e carnes em geral, é uma boa pedida cobrir o refratário com papel alumínio para que o alimento cozinhe, mantenha a umidade e só nos últimos minutos tirar o papel para que o alimento doure. Nestes casos (lasanha, legumes, massas e carnes) se não utilizar o papel alumínio o alimento vai ficar bem seco e duro ou tostado por fora e meio cru por dentro – isso foi testado involuntariamente mais de uma vez 😯 😯 Vivendo e aprendendo, né?!

Mais uma coisa que normalmente utilizo o papel alumínio é para “amolar” tesouras, alicatinha de unha etc! Sabia que dá super certo?! Pode fazer o teste para confirmar 🙂 Corte um pedaço de papel alumínio e dobre ao meio e ao meio novamente umas 4 ou 5 vezes, de forma que ele fique um montinho, como se fosse um papel sulfite dobrado ao meio até caber na palma da mão. Depois pegue a tesoura que você precisa afiar e faça cortes nesse papel alumínio dobrado. Faça pelo menos uns 10 cortes utilizando toda a lâmina da tesoura. Para finalizar, passe com cuidado um papel toalha nas lâminas para limpar possíveis pedacinhos de papel alumínio e voilá, tesoura, alicatinha etc quase novinhas em folha! 😉

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s