Manteiga Ghee ou Manteiga Clarificada?

Olá Pessoal!! 😀 Tudo bem??

Já ouviram falar de manteiga ghee? E manteiga clarificada??

Não? Então vou explicar pra vocês 🙂

Manteiga clarificada é a manteiga sem nenhum tipo de elemento do leite, toxinas e impurezas. O nome “ghee” é de origem indiana e justamente se refere à manteiga clarificada. É o nome hindu para a manteiga clarificada, ou seja, manteiga ghee e manteiga clarificada se tratam da mesmíssima coisa. São apenas modos diferentes de falar.

A ghee tem um ponto de fumaça mais alto por não conter os sólidos do leite. Isso significa que ela pode ser aquecida a temperaturas mais elevadas sem se quebrar em radicais livres. Além disso, dura mais que a manteiga normal e não precisa ser armazenada em geladeira.

O “tratamento” que faz com que as toxinas sejam separadas da parte boa da manteiga é um processo simples de fervura. A água é evaporada, as partículas de leite viram pequenos grãos e a parte boa da manteiga pode ser separada das demais.

1 colher de sopa de ghee contém:

  • 135 calorias
  • 15 g de gordura total
  • 9 g de gordura saturada
  • 45% de gordura da quantidade diária recomendada
  • 45 mg de colesterol

Na Ásia a manteiga ghee é utilizada tanto na alimentação quanto na medicina. Ela tem antioxidantes, vitaminas A e E e também contribui para o sistema imunológico.

Quem é intolerante à lactose pode consumir a manteiga ghee, porque a lactose e a caseína (presentes no leite) são removidas no processo de clarificação.

O único ingrediente necessário para fazer a manteiga ghee é a manteiga sem sal. Eu faço com 1 barra de manteiga de 200g.

  1. Coloque a manteiga numa panela de fundo grosso e deixe em fogo médio até derreter.
  2. Uma espuma se formará na superfície, fique observando e aguarde. Essa espuma vai baixar e depois vai se formar novamente.
  3. Na segunda vez que a espuma se formar, aguarde um pouquinho e desligue o fogo. As bordas da espuma ficam levemente douradas no momento de desligar.
  4. Com uma colher retire toda a espuma de cima.
  5. Com cuidado tire a manteiga da panela com uma colher. Não raspe no fundo da panela, pois os sólidos do leite estarão no fundo.
  6. Guarde num pote de vidro e leve à geladeira por 2 horas. Depois pode armazenar fora da geladeira para que fique mais cremosa.

Prontinho! Sua ghee está pronta para uso! 🙂

Logo trago receitinhas com essa manteiga.

Um beijo e até logo!!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s