Pão integral para substituir o pão de forma industrializado

Receitinha de Pão integral hoje para substituir o nosso bom e velho pão de forma industrializado. Sem neuras, eu consumo pão integral (e não integral também) industrializado, mas tenho tentado evitar fazendo o nosso próprio pãozinho em casa. Utilizo a receita prática abaixo e espero que vocês gostem também.

Eu nunca fui neurótica com comida e espero nunca ser. Tento fazer substituições na medida do possível, conforme consigo me organizar para preparar tudo em casa. Hoje em dia eu trabalho fora e não consigo preparar tudo que eu gostaria, mas já acho um negocião conseguir fazer alguns preparos e substituir algumas coisas. Em resumo, consumo um pouco de tudo e não sou do tipo “mega contra” nada. Mas sou a favor do equilíbrio, do auto-controle e principalmente de boas escolhas que contribuam para a saúde.

Vamos lá:

Pão integral

  • 2 xíc farinha de trigo integral
  • 1 1/2 col de chá de fermento biológico seco
  • 1 1/2 xíc de água morna
  • 1 col de chá de sal
  • 1/4 xíc de óleo (tenho usado o de girassol, mas quero substituí-lo em breve por alguma outra gordura de origem animal)
  • 1 xíc de farinha de trigo
  • 3 col de sobremesa de castanhas trituradas (castanha do pará, nozes, castanha de caju, sementes de girassol ou qualquer outra castanha/ semente que você preferir)

Em um recipiente misture até ficar homogêneo a farinha integral, o fermento e a água morna. Cubra o recipiente com um pano limpo e deixe no forno desligado por 15 minutos (só pra ele ficar num local reservado, sem vento e tal).

Depois adicione o restante dos ingredientes (sal, óleo, farinha de trigo branca e castanhas) e misture bem. Eu uso sempre o gancho da batedeira, essa massa fica mais pastosa e não dá para sovar com as mãos. Se preferir mexa com uma colher até ficar homogêneo.

Coloque a massa numa forma de pão untada e enfarinhada, cubra com um pano limpo e deixe crescer dentro do forno desligado por 1 hora. Ele vai dobrar de volume.

Asse o pão em forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos e aproveite!

Dica valiosa: antes de pré-aquecer o seu forno, coloque um recipiente de vidro que possa ir ao forno ou uma assadeira à parte cheia de água no forno e deixe lá até que o pão esteja assado. O vapor de água formado no forno contribui para que o pão fique com aquela casquinha deliciosa por fora e macio por dentro. Isso funciona para qualquer tipo de pão.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s