Iogurte natural feito em casa, por você!

Cada vez mais tenho ficado adepta ao preparo em casa de diversos tipos de alimentos que a gente acaba comprando no supermercado por praticidade. Quando a gente passa a fazer em casa, vê que não é um bicho de sete cabeças preparar e vale muito à pena! Além do fato de você saber exatamente o que você está consumindo, tem o fator economia, que vem como uma boa consequência. Sem exatamente mirar nisso você acaba economizando um pouquinho.

No caso desse iogurte, uma amiga minha me passou a receitinha e há mais de um mês venho fazendo toda semana. Preparo no final de semana e ele dura a semana inteira pra gente em casa. O legal é que eu, que nunca consegui passar muito tempo sem leite, tenho substituído totalmente o leite matinal por esse iogurte, que é muito mais saudável! E gente, é tão fácil e rápido de preparar que não tem nem como dizer que não tem tempo.

Vamos lá, ingredientes:

  • 1 litro de leite de saquinho fresco comprado em padaria ou supermercado (não pode ser longa vida, o de caixinha) – eu uso o integral tipo B.
  • 1/2 copo de iogurte natural

Para fazer a primeira vez você vai precisar comprar o potinho de iogurte natural no supermercado, mas à partir da primeira vez você vai poder utilizar o seu próprio iogurte para multiplicar a receita! Não é super legal?? Gente, eu acho isso o máximo! rsrsrs. O iogurte comprado tem que ser o iogurte natural. Para verificar, olhe nos ingredientes descritos no rótulo da embalagem. Tem que ter somente leite e fermento lácteo de ingredientes.

Bom, com os ingredientes em mãos, ferva o leite e transfira-o para um recipiente de vidro. Quando ele estiver morno (temperatura confortável ao tocar na pele), pegue uma concha do leite fervido e misture com metade do copinho de iogurte. Essa mistura à parte é para não empelotar. Se você colocar o iogurte natural direto no leite vai empelotar tudo. Depois coloque essa parte misturada no recipiente com o restante do leite, tampe e leve ao forno desligado, somente com a luz acesa. Essa será sua estufinha. Ou pode ser no microondas desligado também, o calor do próprio leite morno vai tratar de deixar o ambiente quentinho. Deixe o recipiente na sua estufinha durante a noite toda, ou por volta de 8 horas. Depois armazene em geladeira por até 10 dias.

Eu fiz um teste na última vez, coloquei 2 colheres de sopa de leite em pó antes de colocar na geladeira. Queria que ele ficasse um pouquinho mais consistente e com o leite em pó consegui exatamente a consistência que eu gosto de iogurte. Mas essa parte do leite em pó fica a seu critério, não faz parte da receitinha. Você pode ir adaptando conforme vai testando.

Daí pronto, é só aproveitar o iogurtão caseiro feito por você! =D

Ah, mais uma coisa. Como vocês viram, no preparo eu não adiciono açúcar. Deixo para colocar a cada vez que vou consumir e sempre acabo colocando mel. Mas você também pode adoçar antes para ficar mais prático, ele fica bem homogêneo. Mas o legal de não adoçar é que você pode usar em alguma receita salgada sem problemas se não estiver adoçado. Já se estiver com açúcar ou algum outro tipo de adoçante não sei se vai ser muito legal utilizar num preparo salgado.

Fiz também um teste de iogurte grego usando essa base de iogurte natural caseiro. Tem uns passinhos a mais após esse preparo, mas ainda assim é muito prático e fica cremosíssimo! Vou colocar aqui também para registrar em breve, tá bom?

Ótimo final de semana!!

Anúncios

Um comentário em “Iogurte natural feito em casa, por você!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s