De Pinda a Aparecida à pé

20161022_131009

No último sábado, dia 22/10, fui com o meu pai e um colega dele (José Carlos) de Pindamonhangaba até Aparecida à pé pela estrada velha. Saímos de carro de São José dos Campos por volta das 5h da manhã, deixamos o carro no estacionamento da Unisal (Rua São João Bosco, 727) e precisamente às 6h22 estávamos começando a nossa caminhada rumo à Basílica.

O clima ficou nublado e bem fresco o tempo todo até a nossa chegada, o que foi excelente para uma primeira experiência. Foi um percurso de 30 Km caminhando e graças a Deus deu tudo absolutamente certo. Nós fizemos uma paradinha estratégica numa padaria (Rua Antônio Ramos, 26) para um misto quente e um banheirinho rápido. Depois fomos direto. Paramos apenas 2 minutos para comprar água quando estávamos a 2 Km de distância do nosso destino.

Pertinho da chegada visitamos o Porto Itaguaçu (Rua Antônio Arneiro, 142). Foi nessa região do rio que os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora em 1717. Lá tem uma capela, água potável, banheiros, estrutura para peregrinos/turistas e também tem uns passeios de barco. Perdi a conta de quantas vezes fui para Aparecida e nunca tinha ido nesse importante marco. Vale à pena!

Fiquei surpresa com a quantidade de gente que falou com a gente no caminho desejando boa caminhada, dizendo “ore por nós”, “vocês estão pertinho” e muitos outros cumprimentos e incentivos pela estrada de carros que passavam, bicicletas e pessoas no caminho. É muito bonito de ver essa união e só estando lá para sentir essa “irmandade”. Muito legal!

É muito gratificante e emocionante chegar, ainda que eu não tenha saído exatamente da minha cidade à pé. Sair daqui de São José está nos planos, a próxima vai ser de Taubaté até lá num dia e depois de São José até lá em 2 dias.

Chegamos dentro da Basílica cerca de 12h10 e conseguimos participar da missa que estava começando. Bênção! A gente tem sempre tanta coisa para agradecer, né?! Visitamos a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o colega do meu pai encontrou uns amigos que sempre fazem esses trajetos à pé, depois vimos os 13 sinos que serão instalados no campanário (torre de sinos) em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora. Vai ficar lindo! E por fim fomos almoçar; aquele merecido almoço: arroz, feijão, filé de frango grelhado, batata frita e salada. Pegamos um ônibus na rodoviária até Pinda, ele vai pela estrada velha e passa exatamente na frente de onde estava nosso carro, e voltamos.

Para a próxima preciso pegar umas dicas em relação à “resistência” no pé, porque a sola dos meus pés ficaram cozidas. rsrsrs. Olhando para o pé não parecia que tinha alguma coisa, mas confesso que deu uma assada na sola. No dia seguinte já estava normal, mas durante algumas horas após a caminhada tava difícil de pisar no chinelo sem lembrar do cozimento. hehehe. Outra coisa é que achei que gerenciei mal minha água, ela acabou 8 Km antes de chegar e só achamos um lugar para comprar água faltando 2 Km para chegar. Aprendizado. Na mochila levei e usei: viseira, óculos de sol, garrafinha de 500ml de água, protetor solar e chinelos. Levei e não usei: 2 pacotes de bolacha + 4 barrinhas de cereal, 1 troca completa de roupa incluindo roupa íntima e um par de meias limpas, 1 blusa corta vento e impermeável, que poderia servir como capa se chovesse e esparadrapo. Na próxima vou levar tudo o que usei e apenas uma camiseta para trocar se precisar, além de 2 barrinhas de cereal apenas e 1,5L de água ao invés de 500 ml.

A conclusão pra mim dessa experiência é que valeu mega à pena o esforço e a dedicação de ir caminhando até lá. Achei o percurso em si bem tranquilo, não tem subidas ou descidas mega pesadas. Mas também não é uma coisa fácil e trivial. A gente tem que ter um motivo para fazer isso, além de um mínimo de preparo físico para aguentar até o fim. 30 Km não são 3 quarteirões e não basta colocar um tênis confortável no pé e sair caminhando.

Se Deus quiser logo tem a próxima! Ótima e abençoada semana pra todos nós!

Anúncios

2 comentários em “De Pinda a Aparecida à pé

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s