A desejada receita de Chocotone

20161201_193944-01-01.jpeg

Olá Pessoal!

O Touca está de cara nova 😀 O que acharam? Achei que ficou muito mais legal assim do que o layout anterior. Desde as pequenas coisas, a vida é mesmo feita de evoluções e mudanças contínuas! A gente nunca pode parar.

Há um tempo estava querendo uma receita de Panetone/ Chocotone para testar e recentemente saiu uma no Vai Comer o Que?, que é um blog super legal de receitas também e eu adoro! Hoje eu estava na casa dos meus pais e aproveitei para colocar literalmente a mão na massa e testar essa delícia. Comecei a fazer lá e assei em casa, porque o preparo em si é rápido, mas o ciclo é longo. Vou colocar a receita novamente aqui, porque fiz algumas adaptações e além de ser um meio de compartilhar receitinhas, uso muito o Touca também como referência pra mim. Mas fiquem à vontade para seguir a receitinha que preferirem, ok?! 😉

Bom, vamos lá:

Ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de trigo para a massa + 1 xíc para enfarinhar a mesa e sovar
  • 3 ovos + 1 ovo para pincelar
  • 1/2 xíc de suco de laranja morno (funciona bem e eu usaria de novo, mas fiquei curiosa para testar com a mesma quantidade de leite morno)
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10g)
  • 1/2 xíc de açúcar
  • 1 col de chá de extrato de baunilha (pode ser substituída por essência)
  • 225g de gotas de chocolate meio amargo forneável
  • 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

Modo de preparo:

  1. Na tigela da batedeira, coloque o fermento, o açúcar e o suco de laranja e misture até ficar homogêneo. Aguarde 10 minutos para que o fermento comece a agir.
  2. Adicione 4 colheres de sopa de farinha de trigo, misture e aguarde 1h30 até passar para o próximo passo.
  3. Numa tigelinha à parte quebre e bata os ovos com um garfo. Depois junte os ovos à massa, o açúcar e o extrato de baunilha. Bata na velocidade mínima da batedeira com o batedor gancho e vá acrescentando a farinha aos poucos sem parar de bater.
  4. Coloque a manteiga e bata até incorporar.
  5. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e comece a sovar. A massa estava muito úmida, então para sovar foi preciso acrescentar, aos poucos, mais 1 xíc de farinha de trigo até ter uma massa lisa e fofa. Durante a sova, abra a massa e coloque as gotas de chocolate no centro e continue sovando até incorporar o chocolate.
  6. Coloque a massa numa tigela enfarinhada e cubra com um plástico. Mantenha num local reservado, como o forno desligado. Aguarde 4 horas.
  7. Despeje a massa numa bancada enfarinhada e corte-a ao meio. Coloque nas forminhas de panetone, cubra com um plástico e leve ao forno desligado novamente por 1 hora para dobrar de volume.
  8. Pincele a superfície com um ovo batido com um garfo e faça um “X” bem marcado com a faca no topo de cada panetone.
  9. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

Buon appetito! Com um cafezinho é o que há! 😉 Tem que ter paciência para esperar cada fase, mas vale muito à pena!

20161201_193919-01.jpeg

Obs.: a receita original pedia raspas de laranja e eu coloquei nessa tentativa, como dá pra ver na foto, mas removi da receita, porque na próxima irei fazer sem.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s