Massa para torta doce

Aquela velha e boa massa de bolacha maisena com manteiga para base de tortas doces é uma mão na roda, né?! Super fácil de fazer e prática, eu usava aquela massinha para todas as minhas tortas. Mas agora achei uma nova favorita e vou compartilhar aqui hoje, é uma massa normal e a maior vantagem dela é que não é tão doce quanto a massa de bolacha maisena. Dependendo do recheio da sua torta, aquela massinha de maisena pode deixar o sabor final doce demais e meio enjoativo.

Bom, vamos lá, essa massa é tão prática de preparar quanto a outra.

Ingredientes:

  • 2 xíc de farinha de trigo
  • 3 col de sopa rasas de açúcar
  • 3 col de sopa de manteiga gelada (60 g)
  • 1 ovo

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no multiprocessador com a lâmina “faca” (vide foto abaixo) e bata na velocidade mínima até virar uma bola. Primeiro a massa vai virar uma farofinha e logo depois vira uma bola. Esse processo leva em torno de 2 minutos.faca-multiprocessador
  2. Assim que virar uma bola, desligue o multiprocessador e modele a massa direto em sua assadeira. Não precisa untar. Dá para usar essa receita em formas redondas de 20 e 25cm de diâmetro. A de 25cm fica um pouco mais fininha que a de 20cm.
  3. Após modelar o fundo e as laterais, faça furos na base e nas laterais com um garfo para que ela não estufe ao ser levada ao forno.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 a 25 minutos ou até que ela fique dourada e sequinha.

 Caso você não tenha um multiprocessador disponível, dá para fazer essa massa com as mãos também. Leva um pouquinho mais de tempo, mas dá igualmente certo. Vamos ao passo a passo manual:

  1. Coloque a farinha e o açúcar numa tigela e faça um furo no meio, como se fosse um vulcão. Dentro do furo, coloque a manteiga cortada em quadradinhos e o ovo batido com um garfo (para deixar a clara e a gema bem misturadinhas).
  2. Misture tudo com um garfo e quando virar uma farofinha, amasse com as mãos até ficar uma massa homogênea. Essa massa não é de sovar e pode ressecar se você mexer demais. Amasse com as mãos somente até ficar homogêneo.
  3. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 1 hora (como a manteiga perdeu o ponto gelado por causa do contato com as mãos, esse passo da geladeira é essencial para que a manteiga não comece a soltar óleo e a massa fique muito mole).
  4. Modele a massa em sua assadeira, faça os furos com um garfo na base e nas laterais e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 a 25 minutos ou até que ela fique dourada e sequinha.

Prontinho! Agora que você tem a massa é só criar o recheio ou aproveitar uma das receitinhas de tortas que já passaram aqui no blog:

Torta de Pêssego com Lascas Douradas de Amêndoas

Torta de Morango

Cheesecake de Banana

Espero que gostem! Me contem o que acharam quando testarem a receita!

Um beijo e até logo!

 

Anúncios

Um comentário em “Massa para torta doce

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s