Risoto Margherita

Mais um risotinho testado e aprovado para o nosso caderninho de receitas. Oba! 😀 E atendendo à pedidos, está vindo pra cá! 😀

O sabor Margherita foi inspirado na básica receita de pizza Margherita: mussarela, tomate e manjericão fresco. Tratando-se de pizza, é quase sem erro que todo mundo gosta, então achei que um risoto do mesmo sabor poderia agradar também e adaptei a receita base de um livro meu de receitas para esse risoto. Fica aqui uma opção para a ceia de Ano Novo. É bem tranquilo de fazer, vamos à receitinha.

Ingredientes:

  • 1 cebola picada em cubinhos
  • 50g de manteiga (2 col de sopa bem cheias)
  • 1 litro de caldo de legumes (2 tabletinhos do caldo pronto dissolvidos em água ou se você tiver caldo caseiro pode usar também)
  • 300g de arroz arbóreo
  • 1 xíc de tomatinhos cereja cortados ao meio
  • 120g de queijo mussarela ralado
  • 25 folhinhas de manjericão fresco

Modo de preparo:

  1. Aqueça o caldo e reserve.
  2. Derreta 30g de manteiga numa panela em fogo médio e adicione a cebola picadinha. Refogue até dourar por aproximadamente 10 minutos.
  3. Adicione o arroz e misture bem. Deixe-o dar uma fritadinha por uns 2 minutos, como o arroz branco normal. Só pra dar uma selada nos grãos.
  4. Acrescente umas 2 conchas de caldo e mexa, depois coloque mais 2 conchas de caldo e mexa. Fique acompanhando, não pode deixar o caldo secar, mas também não precisa ficar mexendo sem parar. O fogo deve ficar médio-baixo para não secar muito rápido o caldo sem cozinhar o arroz. Essa quantidade de caldo dá certinho para essa quantidade de arroz. Se quiser dobrar a receita, dobre a quantidade de caldo, mas vá acrescentando aos poucos. Provavelmente vai sobrar um pouquinho de caldo na panela, porque o arroz já estará no ponto.
  5. Apague o fogo e acrescente o restante da manteiga e o queijo. Misture delicadamente. Acrescente o tomatinho, mexa para incorporar. Deixe descansar na panela 2 minutinhos.
  6. Na hora de servir acrescente as folhinhas de manjericão e misture.

Bom apetite!

Essa receita serve bem 4 pessoas. Para calcular a quantidade de risoto eu sempre faço uma conta assim: qtd de pessoas * 100g – 100g. No final será um pouquinho menos de 100g por pessoa de arroz cru, que dá uns 300g de arroz cozido. Eu sempre servi com pelo menos 1 opção de carne, salada e também uma entradinha. Essa quantidade sempre funcionou pra mim. Veja direitinho os seus convidados, na dúvida, faça um pouco mais, porque é sempre melhor sobrar do que faltar, certo?!

No momento eu não tenho fotinhos dessa delícia, mas volto para colocar assim que fizer novamente, tá bom?!

Espero muito que gostem!

Até amanhã, no último post do ano! =D

Anúncios

Um comentário em “Risoto Margherita

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s